Publicado em: Portal ZNnaLinha - www.znnalinha.com.br     http://www.znnalinha.com.br/santana/html/juvent.html  

UM DIA DE AÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE DA JUVENTUDE

Parque da Juventude - 21/Mar/2010

Com atividades que pudessem levar crianças, adultos e idosos a refletir e incorporar em seu dia-a-dia atitudes para diminuir seus impactos ambientais, o projeto Juventude Ecológico realizou uma dia de ações no Parque da Juventude, voltadas principalmente para os usuários e para os moradores do entorno.

 

Ação da ONG Reciclázaro

 

O projeto Juventude Ecológica iniciou as suas atividades com um evento em 10/2009 (clique AQUI para ver). Sua proposta é utilizar a Educação Ambiental para sensibilizar as pessoas em relação à importância da conservação e preservação ambiental. No caso do Parque da Juventude, o objetivo é oferecer aos freqüentadores noções positivas sobre reciclagem e destinação correta dos resíduos, uso racional da água, cuidados com os animais, cautela ao apelo sobre o consumismo exagerado, entre outros.

Outra proposta é contribuir para a recuperação do córrego Carajás. Este córrego faz parte do programa de córrego limpo da Sabesp, mas para seu sucesso são necessárias diversas ações como, por exemplo, a educação ambiental da população residente no entorno desse córrego.

 

Equipe organizadora e equipe do SUVIS.

 

O evento aconteceu no Parque da Juventude em comemoração ao Dia Mundial da Água. Entre as atividades foi realizada uma oficina com o artista plástico Silvio Álvares. Ele faz um trabalho de sustentabilidade utilizando revistas usadas que seriam descartadas e através de pequenos recortes, transforma esses pedaços de revistas em quadros com lindas imagens. A equipe da SUVIS-Santana, coordenada pela bióloga Fernanda de Almeida Santos, durante todo o dia levou informações sobre a importância da água e enfatizando sobre medidas de prevenção contra doenças cuja transmissão são veiculadas pela água, como é o caso da dengue e da leptospirose.

A ONG Reciclázaro levou materiais explicativos sobre a potabilidade da água. A equipe da Sabesp, além do fornecimento de água durante todo evento, entregou materiais informativos sobre o uso racional da água tanto para o público infantil quanto adulto. As bandas Lift e Família Contra Ataque fizeram shows no parque Uma presença especial foi a da Missão Miral, que trabalha com crianças, adolescentes e jovens deficientes. Houve uma apresentação musical com cerca de 50 integrantes desta missão, e em seguida eles fizeram um trabalho de coleta de resíduos descartados pelo parque. Foi um grande exemplo de educação ambiental para os freqüentadores do parque neste dia.

 

Jovens da Missão Miral

 

Minudências

@ Esse projeto foi idealizado pela médica veterinária Fernanda de Figueiredo Beda, que é graduanda em Educação Ambiental. Com ela atuaram como coordenadoras a bióloga Marina Gomes e a conselheira do CADES Santana/Tucuruvi Joyce dos Santos.

@ A escolha do Parque da Juventude como espaço de ação se deve a duas razões: a coordenadora Fernanda Beda mora a duas quadras do parque. Mas a principal é a responsabilidade de manter saudável um espaço que teve uma história tão dramática - durante décadas funcionou ali a maior Casa de Detenção do país.

@ Os parceiros da atividade foram: Cefopea (Ong Reciclázaro), Ong Proteção Ambiental, Universidade Mogi das Cruzes, UniÍtalo, Sabesp, Secretaria do Meio Ambienta do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, SUVIS-Santana, Missão Miral, Radio Eldorado, Bandas Lift e Família Contra-ataque, Projeto Comunidade Zaki Narchi (Ong Moradia e Cidadania), Mundo 4D Design e Webdesign, artista plástico Silvio Álvares e os funcionários do Parque da Juventude

@ O projeto Juventude Ecológica já organiza o próximo evento, que vai acontecer em 06/06, nas comemorações da semana do Meio Ambiente.

Fotos: Fernanda de Figueiredo Beda

 

   
  • Dê sua nota:  1 2 3 4 5
  • 2503 visualizações
  • |
  • 1 favoritos
  • |
  • 0 comentários