Nota: Este é um artigo sobre curiosidades a respeito dos diversos uso do gesso no mundo.

 

 Embora não seja uma erva, gesso, no entanto, é um componente vital da medicina tradicional chinesa.  Na verdade é um mineral composto de cálcio, enxofre e pequenas quantidades de outros elementos.O tipo mais comum de gesso é o cristal, que é translúcido e tem uma aparência de seda acetinada.

 

É encontrada em todo o mundo, especialmente nos estados do Texas e da Louisiana nos E.U.A, e a de Hubei, Anhui, Henan e Shandong províncias da China.  É normalmente encontrado em leitos velho oceano e rochas sedimentares, como calcário.  Além de suas propriedades curativas, o gesso é utilizado para jóias e como uma pedra ornamental.  A variedade de grão fino do gesso, conhecido como alabastro, também é usada na criação de ornamentos e estátuas.

 Na medicina tradicional chinesa, o gesso  está associado com o pulmão e os meridianos do Estômago.  Suas ações principais são para limpar o excesso de calor, especialmente o calor dos pulmões e estômago.  Nos tempos modernos, o gesso é utilizado para uma variedade de doenças, incluindo febre alta, dores de cabeça, dores de dente e gengivas dolorosas.  Às vezes, é tomado internamente para matar a sede.  Topicamente, o gesso pode ser aplicado à pele para tratar eczema, queimaduras e alguns úlceras cutâneas. Pode ser tomado sozinho, mas é usualmente empregado com ervas como índigo, coptis, ephedra e anemarrhea.

 A dose recomendada é de gesso entre 15 e 60 gramas por dia. Alguns profissionais podem recomendar uma dose ligeiramente inferior (9-30 gramas).  Se o gesso está sendo usado externamente, deve ser aquecida (calcinados) e pulverizadas em primeiro lugar.
Pó de gesso é mais facilmente disponíveis, isoladamente ou em combinação com outras ervas.
Não são conhecidos casos de toxicidade de gesso ou interações com drogas. No entanto, não deve ser tomado por pacientes que têm insuficiência de yang do baço, ou que tenham interna de calor devido à deficiência de yin.  Como sempre, certifique-se consultar com um profissional de saúde autorizado antes de tirar o gesso ou qualquer outro suplemento dietético ou remédio herbal.

 

Nota: Este é um artigo sobre curiosidades a respeito do uso do gesso no mundo.

  • Dê sua nota:  1 2 3 4 5
  • 2163 visualizações
  • |
  • 0 favoritos
  • |
  • 0 comentários